09/10/2009

Carteira de motorista vencida - mentira virtual...

Novamente mais uma mensagem que recebi por e-mail com uma informação importante.
Sem muitos comentários, vamos ao que interessa. Eis o texto do e-mail de "utilidade pública":


UTILIDADE PÚBLICA. ATENÇÃO !!!!!!
Fique de olho no vencimento de sua CARTEIRA DE MOTORISTA.

Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que só pode ser renovada a carteira durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma. Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.

Esta lei não foi divulgada como a lei seca e mais de 3.000 pessoas só na cidade de SP no mês de janeiro de 2009, perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.

Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH, só por alto, fora a multa, para tirar novamente a CNH, fica por volta de R$ 800,00 e leva + ou - de 2 a 3 meses, isso se você passar por tudo da 1ª vez.

Há anos eu uso o site www.quatrocantos.com para tirar as dúvidas sobre este tipo de mensagem. (Mais especificamente no link das pulhas e lendas virtuais: www.quatrocantos.com/LENDAS

A resposta sobre isso está aqui:

www.quatrocantos.com/LENDAS/375

E completando, aqui o que o Detran fala sobre isso:

http://www.detran.sp.gov.br/noticias/20090330.asp

Leia só este pedacinho de texto:

"Informamos que, até o momento, não houve nenhuma alteração na legislação sobre o processo de renovação da CNH. Não existe prazo máximo para a renovação da carteira."

O que acontece é que existe um limite de 30 dias para renovação da carteira sim, mas para quem for pego dirigindo com o documento vencido. Após este prazo, o motorista corre o risco de levar multa além das outras punições. Isso não é segredo. Mas não existe esta lei que cancela a carteira automaticamente após este tempo, obrigando-o a fazer auto-escola da estaca zero.

Queria saber quem foi o infeliz que inventou isso. Acredito que este texto está circulando pela internet há pelo menos uns dois anos... Significa que ela vem sendo repassada como utilidade pública sem ser verificada.

Dispor de c
inco minutos pra fazer uma rápida busca e verificar a veracidade poderia acabar definitivamente com estas pragas.



Nenhum comentário: