07/01/2009

PLÁGIO? SINÔNIMO DE INCOMPETÊNCIA.

Como já falei, sou curiosa. Quando um assunto me intriga ou interessa, gosto de pesquisar e, se bobear, sou capaz de passar horas navegando.


Nestas andanças é que percebi como há blogueiros ou net-copiadores preguiçosos. Mais do que isso, são descarados, porque fazem de conta que escreveram o que na verdade roubaram....Vou dar dois exemplos.

Ontem eu estava a googleando tipos de sapatos femininos existentes no mercado. Parei em um blog feminino com uma postagem legal que falava sobre a utilização de saltos altos e sua relação com sensualidade. (Parecia coisas de Freud... a mulher usa salto alto por que ele tem, simbolicamente, o valor do pênis. Será?).
Curiosa com o assunto, fui atrás de mais pesquisa pra saber se esta afirmação tinha fundamento. Gente??!! Não é que me deparei com um monte de blogs e sites falando a mesma coisa, textos muito parecidos, mas como se cada um deles tivesse criado aquela idéia de postagem?


E, outro dia um e-mail que recebi dizia que o Djavan escreveu a música "Flor de Liz" quando sua mulher Maria e a filha (que se chamaria Margarida) morreram no parto.
(Lembra a letra? "...no pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu...")
Lá fui eu tirar a dúvida pra ver se achava a confirmação.
É pra rir mesmo! No primeiro blog que entrei, o dono
se vangloriava de ter passado um e-mail para a assessoria do Djavan, através do site oficial, e logo abaixo havia a cópia da resposta negando o fato.
Só que encontrei vários outros blogs e sites com a mesma cópia de resposta (mesmo dia, mesmo texto, mesmo
tudo!) Afinal, alguém pode me responder quem realmente teve a idéia de escrever para o site do Djavan?

Não muito raro, encontro matérias igualzinhas em dois, três e até mais blogs diferentes. O problema é saber de quem foi o verdadeiro trabalho.

Eu sei quanto tempo perco escrevendo, pesquisando, procurando imagens para postar. Dá um trabalhão. Muito chato mesmo alguém que só copia em segundos o que você demorou horas pra fazer. Meu blog não é conhecido e estou muito longe dos tops blogueiros. Meu humilde espaço é uma gotinha perdida num oceano imenso de informações. Mas ainda assim, o plágio me incomoda, porque respeito é bom e todo mundo quer!

Pessoas sem capacidade precisam sempre sugar idéias.
Pessoas sem caráter usam o brilhantismo e a inteligência dos outros como trampolim.

Então aí vai uma péssima notícia para os espertinhos: plágio é crime. Esta matéria da Nospheratt diz tudo : blosque.com.
E pra quem faz isso e acha que fica no anonimato, é bom acordar. É possível saber quem te copiou utilizando o www.copyscape.com

Resumindo, adoraria navegar por uma internet menos poluída, mais íntegra e confiável. Mas por enquanto... Fazer o que, não é?

Nenhum comentário: