05/01/2008

Musicoterapia para todos!

Meu envolvimento com a música começou de forma mais interativa aos cinco anos, quando iniciei minhas aulas de violão (música popular). Sempre tive ouvido bom, de forma que afinação nunca foi problema.
No encerramento de final do ano, todos os alunos tinham que se apresentar. E eu fui escalada para tocar e cantar sozinha. Imagine só, lá na frente de todos os outros papais e mamães! E olhe só, além do medo, acabei enfrentando uma situação de saia justa. Quando chegou minha vez, sentei na cadeira do mini palco, preparei meus dedinhos sobre as cordas e arrisquei os primeiros acordes. Mas que horror!! O violão estava desafinado. Muito mesmo. Aquilo era um insulto para minha única apresentação. Eu me lembro que interrompi, instantaneamente, e falei: "está desafinado..." Você pode imaginar que situação... Não foi fácil. Claro que fiquei com vergonha. Mas o incômodo de suportar aquelas notas "tortas" era maior que tudo. Alguém prontamente pegou o instrumento, afinou direitinho e me devolveu para que eu pudesse prosseguir. Desta vez, orgulhosa com o resultado.
E, no decorrer da minha vida, tive também aulas de violão clássico e de órgão eletrônico. Hoje tenho um teclado, um amigo do peito, que fica à minha espera sem cobranças. Já não dedilho com muita freqüência e estou perdendo a prática. Mas jamais, em nenhuma hipótese, eu me desfaço dele.
Sem saber, toda a minha vida eu fiz bom proveito da musicoterapia. E a maioria das pessoas o faz de forma inconsciente. Seja escutando, seja tocando um instrumento, seja dançando ou cantando. A música é definitivamente uma energia benéfica ao nosso cérebro e à nossa alma.

Queria ilustrar esta postagem com um vídeo sobre órgão eletrônico, que considero um instrumento completo com o resultado de uma orquestra inteira. Para quem toca, é o instrumento que mais exige do cérebro. Repare nas mãos: esquerda serve para os acordes e acompanhamento, direita, para melodia. Muitas vezes, sobem rapidamente para os botões para modificar os sons, alternar instrumentos, criar novos efeitos. Os pés tocam o baixo. Alguns órgãos, como este, têm uma pedaleira de duas escalas e as vezes é necessário usar ponta e calcanhar para atingir as notas. Resumindo, significa tocar com os dois pés e as duas mãos ao mesmo tempo, mantendo o ritmo e ainda usar de muita criatividade. Fiquei muito feliz em encontrar os vídeos de Cristiano. Ele toca com muita segurança, como se o teclado fosse parte de seu próprio corpo. Ele me contou que toca há mais de vinte anos! Tenho certeza que, assim como eu, Cristiano tem um amigo do peito insubstituível. Veja e admire! Quem sabe você se anima a aprender?

Vídeo de cristianoelectone


Nenhum comentário: