19/12/2007

Árdua tarefa: falar sobre sexo com filhos.

Quando chega a hora de falar sobre sexo com os filhos nem todo mundo encara a tarefa com tranqüilidade. Por mais que nos esforcemos, sempre existe um pouco de constrangimento. Mas os tempos modernos nos obrigam a tomar uma atitude séria e o quanto antes. Estamos cercados de riscos com Aids, doenças venéreas, pedofilia, gravidez precoce (já que a juventude decide transar cada vez mais cedo). Além disso, filmes e novelas acabam antecipando a curiosidade dos pequenos, já que algumas cenas são bem picantes e mergulham fundo neste universo dos desejos do corpo.

Minha mãe sempre foi completamente travada neste assunto. Há de se entender. Ela também não teve nenhuma orientação sobre isso. Tabu completo. A única vez que ela falou sobre isso comigo, eu tinha nove anos. Vimos dois cachorros na rua cruzando e ela fez o seguinte comentário: "com gente também é assim, mas não ficamos grudados..." E acredite, esta foi a única aula de sexo que recebi dela. Portanto, restou-me correr atrás de respostas em livros e revistas e na conversa com amigas.

Como mãe de três filhos, também passei pela árdua tarefa. Mas eu encontrei uma forma mais prática de informá-los. Assim que estavam alfabetizados e na idade correta para iniciar este aprendizado, eu lhes entregava o livro "De Onde Viemos" e os deixava à vontade para ler. Depois que terminavam, ficava à disposição caso quisessem conversar sobre alguma coisa.
Mais
para frente, eu dava outro livro: "O Que Está Acontecendo Comigo" que fala sobre as mudanças físicas da puberdade, como o nascimento dos pelos, mudança na voz, ereção, menstruação, crescimento dos seios e assim vai.

Os dois livros contém ilustrações bonitas, cheias de humor, o texto é muito bem explicado, apropriado para a idade, inteligente, de forma que a criança entende o que está lendo. Vale realmente a pena. Pesquisei na internet e constatei que os livros continuam sendo comercializados normalmente, portanto é fácil de encontrar.
Então, vale a minha dica pessoal para papais e mamães que ainda não cumpriram esta tarefa e que gostaram da idéia.
De Onde Viemos
Autores:Arthur Robins, Paul Walter e Peter Mayle
Editora Nobel

O que está acontecendo Comigo
Autores:Arthur Robins, Paul Walter e Peter Mayle
Editora Nobel

Este assunto me fez lembrar de uma piada, velha por sinal, que ilustra a preocupação dos pais neste assunto. Finalizo minha postagem com ela.

O filho chega para o pai com uma revistinha e uma caneta na mão e pergunta:
- Pai, o que é sexo?
O pai, meio sem jeito, mas conformado que chegou a hora da verdade, puxa seu filho para o sofá e senta. Começa cuidadosamente com abelhinhas, passa pelos cachorrinhos, desloca para órgão genitais, gostar de alguém, blá, blá, blá e, finalmente, conta tim-tim por tim-tim sobre o ato sexual, gravidez e nascimento de bebês. Depois que acaba, suspira e pergunta:
- E então, filho, entendeu?
E o filho, meio confuso com tanta informação, responde:
- Isso aí eu entendi, pai! Mas... ainda não sei o que escrever nesta ficha de inscrição onde diz "sexo"...

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembro destes dois livros. São muito legais para crianças e adolescentes.

Parabéns, assuntos variados e bem escritos.

Um beijo,