17/12/2007

Topo Gigio, pequenino e encantador!

Em 1969, um ratinho muito engraçado e meiguinho surgiu na TV e encantou as crianças da minha geração: Topo Gigio. O programa surgiu na Itália, e foi apresentado em vários países. Era levemente educativo e cheio de doçura. Digo levemente educativo, porque as crianças aprendiam regras básicas de boa conduta que eram inseridas de forma sutil (como escovar os dentes). Aqui no Brasil, na primeira apresentação do programa, Agildo Ribeiro e o pequeno ratinho interagiam sobre vários assuntos.
Gigio tinha um sotaque italiano, cantava, dançava e fazia gracinhas. Quando estava com medo, tremia. Quando tinha soninho, bocejava. Quanto tinha vergonha, abaixava a cabeça e se contorcia tal qual uma criança sem jeito. Aparecia vestido com roupas variadas, conforme o assunto do programa. Um encanto mesmo! E no final, era a hora de Gigio escovar os dentes, fazer sua oração e ir "pra caminha", como ele mesmo falava.
O sucesso foi tanto, que lançaram um bonequinho (eu tinha um) e LP com músicas cantadas por ele.


Fico analisando os programas daquela época e os que são exibidos atualmente. A diferença está no ar de inocência, a ingenuidade total e ausência de malícia. Não se parece nada com o que vemos nos seriados atuais. E com toda esta simplicidade, Gigio captou fãs de todas as idades. Era impossível
não se apaixonar.

Registro, então, a saudade que ele deixou e uma lembrança gostosa com cheiro de infância. Tenho certeza que se Gigio decidir voltar ao Brasil para nos visitar, a criançada de hoje vai curtir muito. Este pequeno personagem é tão cativante que não importa quanto tempo passar, nem quantas mudanças vão ocorrer no mundo! Ninguém consegue resistir ao seu encanto!

O único vídeo que encontrei em português foi exibido na década de 80, e o ator que contracenava com Gigio era Ricardo Petraglia. Foi a oportunidade que meus filhos mais velhos tiveram de conhecer este pequeno astro.
Dá uma olhadinha e me diz: não dá vontade de ver mais e mais ?

Nenhum comentário: