14/05/2009

Hocus Pocus só com Focus!

Quando o assunto é música, posso dizer que aprendi muito com meus irmãos. O motivo é que, quando eu estava com 12 anos, eles já eram adolescentes e tinham um gosto musical formado. Foi assim que meus ouvidos se acostumaram com o som produzido por bandas que marcaram toda uma geração. The Beatles, Pink Floyd, Yes, Deep Purple, The Who, Queen, Dire Straits, Led Zeppelin e por aí vai.
Com o tempo eu acabei acompanhando algumas por preferência e outras ficaram meio esquecidas. Mas o poder de fixação que as melodias têm na nossa cabeça é surpreendente. Muito anos depois, mesmo sem saber ligar a melodia ao nome da banda, eu continuava lembrando de refrões e trechos musicais sem poder definir exatamente sua origem.

Mais recentemente, comecei a explorar o You Tube (que diga-se de passagem, é uma verdadeira enciclopédia de vídeos). Como por hobby, iniciei uma pesquisa direcionada às músicas e bandas por volta da década de 70. Não foi nada fácil, mas resgatei verdadeiras preciosidades e aproveitei para conhecer mais sobre elas.
Uma música, que se manteve viva na minha memória, em apenas um refrão sem letra, em uma escala decrescente de notas musicais. Precisei apelar para o conhecimento do meu irmão, para finalmente, encontrar este vídeo.

A banda, de origem holandesa, se chama Focus e a música, Hocus Pocus. Uma banda de rock progressivo que utilizava referência à música erudita. Repare que a seqüência melódica não tem letra e é bem repetitiva. Mas Thijs van Leer dá um show em seus agudos, nos assobios e na troca de instrumentos musicais. Thijs estudou flauta, piano, orquestração e órgão. Não é pouca coisa não!
Quando mostrei ao meu filho caçula, ele adorou! Os anos passam, mas música não tem idade.
A banda Focus continua se apresentando. Claro que seus integrantes estão com alguns quilinhos a mais e uns fios de cabelo a menos, porque ninguém escapa dos efeitos do tempo, mas quem se importa com isso?

Se tiver interesse em escutar a música original, siga este link: (em FOCUS Free MP3 Download): www.progarchives.com.
Focus Oficial Site: www.focustheband.com

Assista ao vídeo. Se já conhecia, relembre. Se é novidade, conheça! Acho que de imediato você vai rir. Depois, se puder, tente cantarolar junto. (Mas, por favor, não me chame pra ouvir...)

2 comentários:

Anônimo disse...

Betty,adorei ver esta banda Focus.Me lembro dos seus irmãos ouvindo estas músicas.Vou mostrar para o Pedro.
Beijos,Angela.

Mauro Segura disse...

Tem um DVD a venda que mostra um show ao vivo do grupo Focus tocando Hocus Pocus. Espetacular. Mas vale também ver a versão medley de Hocus Pocus cantada pelas Meninas Cantoras de Petrópolis. Mauro.
http://www.youtube.com/watch?v=js_9JudG8CY

http://vieguardei.blogspot.com/2009/12/hocus-pocus-pelas-meninas-cantoras-de.html