27/05/2009

Encaminhar ou deletar?


O correio eletrônico é uma maravilha! Possibilita, entre outras coisas,
manter contato com amigos e se fazer presente na vida deles.
Desde que comecei a usar, tenho aprendido muito. Procuro a orientação de quem sabe ou pesquiso.
Uso critério e bom senso para encaminhar e-mails (não repasso tudo) e procuro utilizar as normas de segurança para encaminhar as mensagens. Mas, no início eu não era assim. Normalmente quem usa e-mail sem ter recebido orientação adequada, acaba pecando (e muito) em vários procedimentos.
É surpreendente a quantidade de mensagens que viajam pela net!

Como elas seguem um determinado padrão, eu me arrisco a classificá-las:

E-mail encaixotado: para abrir dá um trabalhão!E-mail dentro de outro e-mail, dentro de e-mail, dentro de outro e-mail... pra chegar finalmente no anexo. (Desisto antes de chegar nele?)
E-mail Raio X: olhe bem e você vai saber por onde ele andou! Encaminhado acumulando todos os endereços anteriores. Junto com o anexo ou texto, todo o histórico de quem recebeu. As vezes acompanha uma festa de bonequinhos que brilham e mensagens de verificação de vírus.
E-mail milagroso: aquele que faz um dos seus contatos remotos lembrar de você repentinamente só pra poder completar os 20 nomes que ele deve encaminhar para receber seu maravilhoso milagre no dia seguinte. Ah! E cuidado...! Se deletar, pode dar azar!
E-mail beneficente: aquele que diz ser rastreado pelo provedor que "pagará" generosamente pelo tanto de mensagens enviadas, a fim de ajudar alguém (normalmente uma criança doente). Será?
E-mail me assusta que eu gosto: refrigerante venenoso, batom cancerígeno, molho de tomate contaminado, vírus novo, assalto e roubo de órgãos. Fotografia de animal sem cabeça, chupa cabra e um ET que invadiu a terra. Estes se espalham como um vírus mesmo! Por que a maioria das pessoas acha que está prestando um serviço avisando sobre uma informação que nem checou se é verdade!
E-mail me escutou ? escrito em caixa alta, como se a pessoa estivesse GRITANDO!!!
E-mails blá-blá-blá, que a gente poderia passar sem: nada acrescentam, são de mau gosto, uma perda de tempo. A lixeira é o melhor lugar!
E-mail bate e volta: aquele que pede para enviar para 10 pessoas, inclusive a que te mandou. Assim você confirma o tanto que gosta dela... (E a coragem de não devolver ?)
E-mail orando se chega lá: visita de santa, orar por quem te enviou o e-mail, santinhos, mensagens religiosas. Gente, não tenho nada contra. Sério! Mas ao meu ver orar é como meditar. Tem hora e lugar certos.
Se as pessoas utilizassem mais critério ao encaminhar mensagens, algumas delas não estariam circulando há anos...
Felizmente meu filho mais velho me recomendou um site onde é possível verificar se um texto de e-mail é verdade. Foi um achado!
No início, cada vez que eu recebia um e-mail "me assusta que eu gosto", eu checava e repassava a conclusão para a pessoa que tinha me enviado. O problema é que os amigos ficam magoados quando você mostra que eles te encaminharam uma lorota. Diante disso, parei. Pesquiso por minha conta para decidir se vou deletar ou não. Descobri também que existe a "Netiqueta", que rege a boa conduta na utilização de e-mails e internet. Quem tiver interesse em aprender, estou postando os links.
No início todo e-mail é novidade... Mas com o tempo e a repetição de mensagens parecidas, a gente acaba ficando mais seletivo. E sobre os "me assusta que eu gosto", quem não tem tempo pra pesquisar a veracidade, melhor não repassar. Acho que esta é a melhor regra. Porque pelo que tenho visto, na maioria das vezes, tudo não passa de lenda, uma pulha virtual.

Sobre "Netiqueta":

wikipedia.org

abolina.ese.ips.pt


Para verificar a veracidade de um e-mail:


www.quatrocantos.com

http://www.e-farsas.com


Nenhum comentário: