10/06/2009

Bobby McFerrin - brincando com vozes

O som está ligado. Escuto uma das minhas músicas preferidas. Aproveito para viajar no pensamento... Sem dúvida, a vida não seria a mesma coisa sem a música. Como seria assistir a um filme sem o fundo musical? Do suspense ao tema doce e romântico para completar a cena do beijo. Fundamental.
A música é uma terapia. Valorizo tanto e fico feliz que tenha voltado a ser matéria obrigatória nas escolas. Uma criança aprende informações importantes como ritmo, disciplina, harmonia, o trabalho em grupo, matemática (sim, os tempos das notas), coordenação motora, além de ser extremamente agradável tocar um instrumento.
Música é uma forma de comunicação. Uma língua universal. E todos nós já nascemos com um instrumento musical: a voz. (Como diz o ditado, quem canta seus males espanta.)
Quando se escuta uma música, entende-se o som produzido como um todo. Mas por trás da melodia, há um conjunto de instrumentos variados que tocam notas diferentes. Um bom exercício para o cérebro, e uma brincadeira que gosto de fazer as vezes, é tentar escutar um instrumento de cada vez. Prestar atenção, por exemplo, só no piano. Ou escutar separadamente a guitarra, a bateria. Tente. É surpreendente com deixamos escapar detalhes porque escutamos de um forma geral.

Pensando neste tópico e para ilustrar meu exercício musical, vou citar o trabalho de Bobby McFerrin. Seu instrumento é a voz. Se você não sabe de quem estou falando, com certeza já escutou uma de suas músicas: "Don´t Worry, Be Happy" que lhe rendeu o Grammy. O que há de criativo nesta música (e que poucas pessoas sabem), é que o som que escutamos não é de nenhum instrumento. É o resultado de um conjunto de sete vozes, com acordes e acompanhamentos diferentes.
Se você entrar no site oficial de Bobby, encontrará um link "sing and play with Bobby". Há duas músicas disponíveis. Escolha esta: Don´t Worry, Be Happy.
Aguarde o carregamento da página. Depois você poderá interagir e brincar, arrastando as caixas coloridas para os campos em branco à direita. Para excluir o som, arraste as notas para dentro da caixa à esquerda.
Divertido, instrutivo e ilustra perfeitamente o que é compor uma música, passo a passo, utilizando harmonia, ritmo e criatividade. A união de sons em uma mesma afinação formam uma melodia e seu acompanhamento. Muito simples na verdade, mas de uma sonoridade magnífica. Divirta-se!



Nenhum comentário: