20/11/2007

Vamos de DKW?

Veja como eu era quando tinha quatro anos! Interessante, eu não lembro desta fotografia e nem sei de quem era o carro (DKW). As gavetas deste arquivo devem estar emperradas... Mas posso citar o nome de alguns carros fabricados a partir dos anos 60: DKW, Gordini, Impala, Aero Willys, Karmann Ghia, Corcel, Fusca, Maverick, Dodge. Excluindo o Fusca, estas máquinas raramente ainda circulam mais pelas ruas. São peças de museu, relíquias de colecionadores e fazem parte da história automobilística.
Eu acredito que o objetivo dos primeiros carros era simples: propiciar um meio de transporte familiar que pudesse facilitar a vida das pessoas. Não acho que seus inventores imaginavam que o carro se transformaria em uma paixão, um símbolo de status, um dos sonhos de consumo mais visados na era moderna. (As vezes são tratados a pão-de-ló! Não concorda? O seu vizinho, aquele que mora na casa ao lado, não está lavando o carrinho na garagem hoje ?)
O carro é fundamental na vida das pessoas por sua utilidade, por unir prazer com funcionalidade e por propiciar uma independência de locomoção agradável. Uma comodidade cara de bancar. Mas mesmo assim, quem não tem, certamente quer um! Repare como, ao longo dos anos, ele se transformou: design mais moderno, mais velocidade e economia, mais conforto. Que tal um computador de bordo? Uma mini Tv? Viva a tecnologia! Quanto tempo e trabalho investidos em uma simples máquina de transporte... Ele é a cara de uma de cidade grande! Trânsito, trânsito, trânsito. (E um problema também!). Bom, na certa você deve ter o seu ou provavelmente está sonhando em ter um... Mas uma coisa eu vou te avisar: sua relação carro-proprietário será quase como um amor sujeito a tempestades. Você vai amá-lo na maior parte do tempo. Mas um dia, no pior dia quem sabe, você vai odiá-lo! Vai ter vontade de chutar e dar socos no seu companheiro. Por que sem mais nem menos, infelizmente ele vai te deixar na mão...

Museu virtual do carro:
http://www.philseed.com

Nenhum comentário: