25/11/2007

Se sair, apaga a luz!

Quando meu caçula estava com quatro anos, teve um daqueles repentes que toda a criança tem. Começou a mexer no interruptor, acendendo e apagando as lâmpadas da sala. Apaga, acende. Apaga, acende. Apaga, acende...
Claro, mãe estraga prazeres, lá fui eu, mais do que depressa, cumprir minha missão:
"Para!!! Vai queimar as lâmpadas!!"
Boca santa!! Não deu tempo. Mal acabei de falar a frase, uma das lâmpadas deu um estampido enorme e queimou. O meu pequeno terrorista saiu da sala correndo feito um foguete! Deve ter sido assustador, pois ele se ele lembra disso até hoje. Mas, como os anos passaram, esta coisa de brincar com interruptor acabou! Ele sabe a importância e o perigo de mexer com energia elétrica. Também procura apagar a luz quando sai de um ambiente. Noção de economia que pratico há anos e fiz questão de ensinar aos meus três filhos. Não se trata somente da despesa na hora de pagar a conta. Eu reconheço que nós temos que usar com inteligência os recursos disponíveis para que nunca faltem. Eu não estou querendo dar lição de moral pra ninguém. Só acho que esta consciência ainda não existe da forma que deveria. Infelizmente ainda tem muito desperdício por aí.
Não dá para imaginar como seria ficar sem luz. Basta um dia de temporal, daqueles que a energia acaba. A gente fica sem rumo...
Enquanto alguns quebram a cabeça procurando alternativas para gerar energia, outros gastam sem se preocupar com o futuro... Será que eu estou exagerando?
Então pense comigo: valorizar é cuidar. Acho simples e muito fácil. É uma questão de hábito inteligente e serve para tudo na vida!.


Como funcionam as lâmpadas? http://casa.hsw.uol.com.br/lampadas.htm

Quer aderir? Dicas para economizar energia elétrica e várias informações úteis: www.eletropaulo.com.br

Nenhum comentário: