08/11/2010

O Pequeno Príncipe

Em 1975, eu cursava a oitava série. Certo dia, minha professora de português, Dona Magda, comunicou que faríamos a leitura de um livro em sala de aula. Sua grande inspiração foi escolher "O Pequeno Príncipe". E graças a ela, eu conheci esta obra de grande valor. Durante várias semanas, líamos em voz alta um dos capítulos para, em seguida, interpretar o que estava escondido nas entrelinhas. Todas as alunas podiam opinar. Foi uma experiência muito positiva.

Pode parecer para alguns que Antoine de Saint-Exupéry escreveu um livro infantil. Mas quem sabe foi a forma mais sutil que encontrou de abordar algumas verdades do comportamento humano. Basta ler com atenção, usando os olhos da compreensão, para entender as verdades nas metáforas de um livro puro e delicado.















Frases como "O essencial é invisível aos olhos" e "Tu te tornas
eternamente responsável por aquilo que cativas" são uma amostra das pérolas escondidas na leitura fácil com ilustrações infantis.

Há anos tenho meu exemplar guardado com muito carinho. Guardo com ele a lembrança de uma professora que soube como incentivar a leitura de uma forma criativa e agradável. Bom seria se seu exemplo fosse seguido em todas as escolas.
Se você não tem o livro, aproveite esta ideia. Ele está disponível na internet, inclusive com as ilustrações originais, pela tradução de . Chame seus filhos e faça a leitura e interpretação com eles. Será um momento de integração muito proveitoso!

Sites: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exúpery. Tradução de Vinna Mara Fonseca
ou
O Pequeno Príncipe - Scribd



Nenhum comentário: