26/09/2008

Abençoado seja o Sol!

Aos 16, procurando uma opção de leitura, peguei meio sem pensar um dos livros na prateleira do meu avô - (que, diga-se de passagem, era um devorador de livros!).
Era um pequeno exemplar, simples, quase de bolso, pelo qual eu não esperava grande coisa.
Tratava-se de uma autobiografia. Uma jovem narrava como tinha ficado tetraplégica ao mergulhar de cabeça no mar sobre os rochedos. O que poderia parecer um livro deprimente e triste, acabou me passando uma linda mensagem de otimismo, auto-superação e perseverança. A jovem aprendeu a pintar com a boca e, mais do que isso, era apresentada a pessoas inconformadas com a mesma sorte para motivá-las e mostrar que não era o fim do mundo.
Curioso como este pequeno livro me marcou de forma definitiva. Não pela sua forte mensagem. Não pela lição de vida. Apenas por uma simples frase no contexto geral, num determinado momento em que a jovem citava as coisas que ela sentia falta pelo seu estado físico. Ela dizia:
"...tenho saudade de sentir a doce sensação do calor do sol batendo em minha pele."

Esta passagem carimbou minha alma e eu sei exatamente porque. Eu me considero uma pessoa extremamente movida pela luz e pelo calor do sol. Provavelmente não me adaptaria a países onde ele quase não aparece. Sua ação é direta sobre o meu estado de espírito e de humor. E, após passados mais de 30, por muitas vezes, quando sinto a sensação agradável do sol na minha pele (principalmente quando saio de um lugar sombrio e frio), eu me lembro do livro e me sinto grata a Deus por esta tamanha maravilha.

Pode parecer demagogia. Que estou inventando moda pra passar lição de moral, etc, etc! Não é não! É a pura verdade e já mencionei este livro e sua influência na minha vida a várias amigas e a meu filho caçula.

Deliciar-me com este prazer sutil é apenas uma gota de água na corrente da minha vida. Uma vida corrida e complicada. Eu procuro constantemente por pequenos milagres que não são observados, mas que estão por aí à disposição, de graça, ao vivo e em cores. Seria tolice estar ocupada demais para não percebê-los!




Nenhum comentário: