03/07/2008

Um susto com a conta de luz!

Sábado passado recebi minha conta luz. Mas desta vez, quando abri o envelope, quase tive um enfarte ao ver um consumo de 1760 kWh! Uma conta de R$ 429,53 para pagar!!
Eu fiquei perplexa, paralisada tentando entender se aquilo era meu mesmo. Moro há oito anos e meio na mesma casa. Minha média de consumo normal gira em torno de 160 kWh/mês.

Rapidamente liguei para o 0800. Tive sorte. Consegui ser atendida na primeira ligação. O rapaz escutou minha queixa, anotou, mas pediu que eu fizesse a leitura do relógio e voltasse a ligar.

Com os dados na mão, liguei novamente. Falei com outro rapaz, passei o número de protocolo e a leitura do relógio. Para aumentar ainda mais o susto, ele confirmou que o consumo estava certo!!! (Pânico!!)
Ele então explicou que é possível existir uma "fuga" de energia. Já ouviu falar disso? Pois é. Fios mal encapados ou eletrodomésticos com defeito podem fazer com que o consumo aumente de forma absurda.
Ele me orientou a fazer um teste que consiste em desligar as luzes e tirar tudo das tomadas para verificar se em 15 minutos o relógio continuava parado. Assim fiz. 15 minutos e o relógio não se mexeu.

Liguei novamente e registrei queixa, solicitando uma nova leitura ou avaliação da minha conta. Anotei o número de protocolo novamente. Mas fiquei preocupada quando a garota me pediu para ligar em cinco dias e confirmar se minha solicitação estava em andamento, porque mesmo "bloqueando" a conta, eu teria que acertar os juros ao pagar após o vencimento. (Observação: ela me informou que eu poderia optar em pagar a conta e se fosse o caso seria reembolsada. Sabe lá quando e como...)

Diante do risco que estava correndo, decidi ir pessoalmente ao posto da Eletropaulo. Munida com as últimas 12 contas, precisei esperar quase quatro horas até ser atendida. Isso mesmo! Senha na mão e chá de cadeira. (E ainda bem que tem cadeira...). E durante este período escutei várias pessoas com a mesma reclamação de conta muito acima do normal. E nem preciso dizer a insatisfação das pessoas com tanta demora.

Finalmente meu número de senha foi chamado. Com uma única olhada no sistema e em menos de cinco minutos, a atendente confirmou que tudo não passava de um erro de leitura e que eu receberia uma nova conta com o valor certo no prazo de 10 dias. Um alívio!

Mas hoje, já mais tranqüila, eu parei para pensar. Sou privilegiada por poder consumir a energia elétrica, fonte da modernidade, e com ela posso utilizar todos os meus lindos aparelhos e eletrodomésticos.
Mas, de certa forma, há o outro lado da questão. A energia que tanto me favorece, também me escraviza. Já não posso viver sem ela. Pago com alegria minha conta todos os meses. Mas, se por ventura não puder pagar, fico sem fornecimento. Não tenho como argumentar ou reclamar dos aumentos, nem do preço abusivo ou do ICMS (25% !!), PIS/PASEP e Cofins inclusos na conta. Ou eu pago, ou eu pago!

Portanto, já que considero um serviço caro e estou em dia com os pagamentos, sinto-me no direito de reclamar do atendimento.
Primeiro tropecei em um funcionário que fez a leitura errada e quase me matou do coração.
Segundo, deparei com um atendente do 0800 que não conseguiu, através da minha leitura de relógio, constatar o erro.
E terceiro, encarei um posto de atendimento que me fez esperar horas e horas a fio para ser atendida.

Estou viva. O susto passou. Mas não estou livre de acontecer de novo.
(Suspiro). Pelo menos, este mês, estou livre de pagar R$430,00 por uma conta de luz.






Nenhum comentário: