15/01/2008

Tyrone Power em "A Marca do Zorro"

No meu tempo de criança, os filmes que passavam na televisão, à tarde, não eram nada parecidos com os de hoje. Eram produções da época dos grandes musicais ou até aqueles bem antigos, sem cor, que hoje em dia a gente não vê mais com tanta facilidade. Eu tinha loucura pelo mundo dos artistas de cinema. (E ainda é um assunto que ainda me fascina.) Tanto que cheguei a fazer uma espécie de álbum com fotos recortadas de revistas. Tinha Gene Kelly, Rita Hayword, Fred Astaire, Doris Day, James Stewart, Clin Eastwood, Elizabeth Taylor, Carmen Miranda, Clark Gable e muitos mais. Curioso que alguns artistas que conheci através da televisão eram mais do tempo da minha mãe (ou será da minha avó?)! Mas ainda assim, eu me empolgava com aquelas histórias românticas e leves, sem malícia e sem cenas fortes. (Do jeito que minha mãe ainda gosta...)
Portanto, é justo abrir um espaço no meu blog também para estes astros que viveram numa época muito anterior ao meu nascimento. Afinal, eles deixaram obras magníficas que enriqueceram a história do cinema (e distraíram minhas tardes).
Vou relembrar (ou será apresentar?) um ator que chamou minha atenção especificamente em um filme. Eu tinha uns nove anos e Tyrone Power encheu minha Tv de charme enquanto erguia sua espada no papel de Dom Diego de la Vega em "A Marca do Zorro". (Lembrando que este filme é de 1940! Sabe lá onde eu estava...)
Pelo que pesquisei, a versão anterior a este Zorro foi gravada ainda no tempo do cinema mudo (1920). Uma curiosidade que li na Wikipédia: este seria o filme que Bruce Wayne foi ver com seus pais no dia em que eles morreram e teria sido a inspiração para o surgimento do Batman.
E sobre Tyrone, pela foto a gente vê que era considerado um galã: tinha traços bonitos, lábios finos e olhos expressivos. Deixou um belo trabalho no cinema. Mas morreu muito jovem, aos 44 anos, de um enfarte fulminante, durante as gravações de um filme. Lendo sua biografia, descobri um fato marca a fatalidade. Seu grande desejo era ter um filho homem. Ele já tinha duas filhas do segundo casamento. Por pouco, Tyrone não realizou seu sonho. Seu terceiro filho, um menino, nasceu em Janeiro de 59, poucos meses após sua morte.
Se você quer ver mais, eu recomendo o site "tyrone-power.com" que traz muitas fotografias e fatos interessantes da vida deste astro.

Nenhum comentário: