11/12/2007

Palem català !

Falando um pouco das minhas origens, sou brasileira, mas meu sangue é totalmente espanhol. A pequena família que tenho no Brasil é resultado da coragem que meus avós paternos tiveram ao tentar uma nova vida na América do Sul. E assim, por trazerem também meu pai, filho único, sua esposa e um filho de nove meses (meu irmão mais velho), começaram uma nova ramificação brasileira da nossa árvore genealógica.
Eu preciso ser mais exata quando falo das minhas raízes. Na verdade, sou descendente de catalães (povo da região da Catalunha). Tenho familiares que moram em Barcelona e arredores. Por este motivo, desde pequena, aprendi a falar duas línguas: o português e o catalão. E até hoje, é nesta língua que me comunico com meus pais e irmãos. É automático e até nos sentimos estranhos falando português... Claro que não falamos aquele calatão "puro", pois a tendência é mesclar as duas línguas. Mas o resultado de um modo geral é bom.
Infelizmente não conseguimos passar esta tradição aos nossos filhos, já que eu e meus irmãos casamos com brasileiros. Mas, na casa de minha mãe, todos da nova geração se acostumaram a ouvir uma segunda língua, que tem uma sonoridade bem diferente, diga-se de passagem.
Os catalães se orgulham de ser o que são e fazem questão de se sentir como um povo totalmente independente. E eles têm razão. Sua história data da idade média, eles têm cultura, símbolos e uma língua com gramática consistente. Portanto, ainda terei muito do que falar sobre eles, sobre suas tradições, sobre a linda cidade de Barcelona, onde estive três vezes.
Agraiexo de tot cor el interes. Tornaré quansevol dia per parla dels catalans! (Agradeço de todo coração o interesse. Voltarei qualquer dia para falar dos catalães!)


2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria que me informassem os nomes de cantores ou bandas que usam essa lingua(catalã)em suas canções? pois tenho um cd que tem algumas músicas dessas e gostaria de saber quem as canta...

muito obrigada!

Betty Cires disse...

Ana, impossível relacionao todos os cantores e bandas que cantam com esta língua. Minha sugestão é que tente pesquisar o nome da música no Google. Abraço