27/06/2010

Aperta que ela explode!

Todas as vezes que eu vejo uma maria-sem-vergonha, eu me lembro das férias que passava em Ubatuba. Antes dos meus avós construírem uma casa lá, ficávamos hospedados no Hotel Atlântico. (Nossa, agora até senti o sabor do meu prato preferido, servido ao jantar: creme de palmito...)
Eu costumava brincar no jardim do hotel e me distraía com os vários arbustos desta florzinha. Meu passa-tempo preferido era "estourar" as suas sementes. Melhor explicar direito, afinal nem todo mundo sabe isso... Na ponta de alguns ramos desta planta, nascem umas cápsulas que, quando estão bem gordinhas, explodem ao leve toque, espalhando diversas sementes. Quem nunca viu, até se espanta! Por que a explosão é pra valer! E é por este motivo que ela se reproduz com tanta facilidade.
Seu nome científico é "Impatiens" (impaciente). Deve ser pouca causa desta afobação para se reproduzir... (Quem conhece Florais de Bach deve conhecer este nome).
Hoje tenho uma vaso grande, no meu quintal, com duas espécies diferentes. E, veja só: ainda me pego procurando cápsulas pra estourar! O problema é que meu filho caçula também aprendeu este "segredinho" e, como eu, fica à caça de sementes. No fim, temos que tirar par ou ímpar pra saber de quem é a vez!

Nenhum comentário: